você precisa ler antes para julgar se acredita ou não. Mas é o seguinte: eles querem diminuir a frequência com que títulos do tipo "Você não vai acreditar no que este rapaz fez para salvar a irmãzinha" ou "o que essas crianças fizeram emocionou todo mundo" no seu feed de notícias. Já era hora. No anúncio oficial, o time do Facebook diz que, pelas suas pesquisas, 80% das pessoas preferem manchetes que as ajudam a escolher o que ler.
É exatamente o que não fazem os sites que praticam o que é conhecido como "click-bait", ou "caça-cliques" aqui. É uma tendência cada vez mais comum, que vai contra o que as escolas de jornalismo ensinam. A gente aprende que as informações principais deveriam estar no título, para o leitor ter um entendimento mínimo do que vai ler já ao bater o olho na manchete.
Na prática, um título de jornalismo clássico seria "avião cai na Ucrânia e mata 298 pessoas", um caça-cliques seria "tragédia no ar", com uma imagem chamativa de um avião em chamas. No Facebook, uma foto com legenda e link tem 3 espaços diferentes para dar informação, mas um site caça-cliques o faz assim:
Ou seja: a pessoa só entende alguma coisa saindo do Facebook e indo passear em outras páginas -- o que é justamente a intenção, já que os sites ganham mais dinheiro com publicidade quanto maior for o número de visitas. Mas em uma enorme parte das vezes, os links não entregam o que propõem. Como esse bom vídeo aqui nos lembra:
O Facebook acha que as postagens assim deixam a experiência do usuário menos agradável, e nesta terça-feira, disseram como pretendem diminuir a incidência desse tipo de notícia. Quando alguém posta um caça-clique, os algoritmos do site observam:
1. O Tempo gasto pela pessoa fora do Facebook, no artigo. Se elas clicam e ficam muito tempo na página, provavelmente há algo interessante além da "resposta" ao título. Se ficam pouco tempo, a chance de a postagem aparecer para outros seguidores da página diminuem.
2. O "engajamento" com esse tipo de conteúdo. Se a relação entre pessoas que clicam e discutem ou curtem for baixo, isso pode indicar que é algo caça-cliques, na visão dos engenheiros do Facebook. Esses posts vão aos poucos desaparecendo do feed alheio (a não ser, é claro, que a página pague para aparecer pra mais gente).
Não sei quão eficaz é isso. Em primeiro lugar, porque muitas dessas chamadas são para vídeos. E as pessoas são obrigadas a assistir coisas relativamente longas (logo, não voltando rapidamente), e acabam curtindo depois porque a "mensagem" é bonita.
Seja como for, uma mudança mais prática e imediata, anunciada junto do combate aos caça-cliques, é que não será preciso mais postar fotos com legenda para chamar atenção no feed de notícias. O que tiver link, com a miniatura lá embaixo, terá mais destaque. Vejamos como isso melhorará o site em que gastamos um tempo enorme dos nossos dias.
Fonte: yahoo