Acontecimentos negativos nas redes sociais

Autor: Debra Donston-Miller
Fonte: The Brainyard

De falta de etiqueta dos usuários na mídia a aproveitamento de desgraça para promoções, veja os principais acontecimentos negativos do ano
Negócios sociais podem não estar no topo de sua lista de acontecimentos do ano para agradecer. Mas, como todas as coisas são relativas, produtos e práticas sociais renderam muitas comemorações e, também palco para muitas gafes neste ano. Aqui está a a lista anual do The BrainYard a respeito dos maiores micos deste ano (pelo menos de até agora).

1. Uso indevido de hashtags As hashtags são uma forma que as pessoas encontram de focar as mensagens, e elas permitem que nós vejamos, facilmente, quais temas são tendências. Este ano vimos muitos desastres ? naturais e variáveis. Também foram vistos muitos incidentes de companhias e pessoas tentando fazer dinheiro com esses desastres ? algumas vezes literalmente ? sequestrando hashtags como #hurricanesandy (#furacãosandy) e #aurora para propósitos comerciais. A rede norte-americana de varejo de roupas Gap, por exemplo, foi uma delas.

 2. Usuários que fazem coisas realmente impensadas Os exemplos são extremamente numerosos, mas um que se diferencia é de um empregado da marca KitchenAid que tuitou observações negativas sobre Barack Obama e sua avó morta, usando o perfil oficial da companhia. Você poderia dizer que essa pessoa simplesmente cometeu um erro e que achava estar logado em sua conta pessoa. E a companhia respondeu rápida e efetivamente, tomando a responsabilidade do erro e pedindo desculpas. Mas quando as pessoas vão perceber que o que é postado na mídia social está lá, para o mundo todo ver? Não importa quando ou em qual plataforma stá publicando, você representa sua companhia ? e sua família, seus amigos...companhias deveriam fazer sua parte não somente deixando clara, concisa, relevante e atualizada sua política de redes sociais, mas também treinando seus usuários sobre o que é OK e o que não é OK postar ? e o motivo disso. Isso não irá eliminar totalmente alguns dos movimentos estúpidos que temos visto nos últimos anos, mas deve reduzir o número de forma significativa.

3. Campanha presidencial de Mitt Romney Não importa sua opinião sobre os candidatos que disputaram as eleições presidenciais dos  Estados Unidos neste ano, as campanhas tanto de Mitt Romney  quanto de Barack Obama usaram mídia social para dar grandes lições sobre o que fazer e o que não fazer. Pela maior parte das contas, a corrida presidencial de 2008 foi um momento tecnológico para o time de Obama, e 2012 foi o ano em que sua campanha ensinou seus rivais nas linhas de mídias sociais. De acordo com um  post publicado em 15 de novembro pelo blog do The New York Times, ?em setembro de 2012, a página de Obama no Facebook conquistou 1,2 milhão de 'Curtir' ? quanto Romney conseguiu metade, se muito.... Obama tem duas vezes mais Likes no Youtube, comentários e visualizações do que Romney ? e facilmente 20 vezes mais retuítes do que o candidato republicano... de forma feral, a mídia social não tem se mostrado capaz de mudar a mente de alguém, tanto quanto é capaz de unir as comunidades de pessoas que pensam parecido.



" 4. IPO do Facebook Ah, 18 de maio, o dia que o incrivelmente rico Mark Zuckerberg estava prestes a ficar incrivelmente mais rico com a tão esperada abertura inicial de ações (IPO, a sigla em inglês) do Facebook. Se foi por uma sobrevalorização da companhia (as ações foram lançadas a US$ 38), os vagos planos de fazer dinheiro  ou seus movimentos instáveis (veja abaixo), o IPO foi um sopro muito grande (os preços dos papéis do Facebook estavam em torno de US$ 23 no fechamento dos negócios de segunda-feira, dia 19 de novembro).

5. Posts promocionais, páginas para casais, linha do tempo e? Uma das grandes birras contra o Facebook é a forma como ele faz inesperada e inexplicadas (talvez inexplicáveis) mudanças. As alterações feitas pela rede social neste ano talvez não tenham sido as de arrepiar o cabelo em termos de privacidade e segurança como vistas em um passado recente, mas 2012 testemunhou muitas novas funcionalidades que deixaram usuários coçando a cabeça. Primeiramente, a Timeline se tornou obrigatória, gostando ou não. O Facebook também abriu os posts promovidos, ou Promoted Posts, o que muitos consideram ir contra o propósito da mídia social, e as páginas para casais, que muitos usuários consideram uma patetada (na melhor das hipóteses). A forma como essas novas funcionalidades surgem de forma inesperada sempre foi um problema para usuários, mas será um problema maior ao passo que as empresas investem mais e mais seus recursos de marketing, serviços ao cliente e fontes de e-commerce na plataforma.

Fonte:itforum365.com.b
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